Bioconstrução

Construção da Casinha

No início de 2015 demos início a fundação para construção de nossa futura morada. De Setembro de 2014 a dezembro de 2016 revezamos noites na barraca em nosso terreno e outras na casa da família quando não estivesse ocupada. Em dezembro de 2017, mesmo sem estar finalizada nos mudamos pra casinha. Ainda não havia móveis, nem água e eletricidade instaladas.

Utilizamos para a construção madeira de araucária da antiga casa da avó da Ana, a antiga casa data de mais de 60 anos. As madeiras de estrutura, tábuas, portas e janelas foram recuperadas e aproveitadas ao máximo para esta nova morada. Foram utilizados 6 colunas de madeira de antigos paióis e 3 de concreto na fundação da casa. A estrutura restante é toda de madeira. O banheiro apenas foi feito com tijolos de demolição e cimento, junto com garrafas de vidro para favorecer a iluminação interna.

O porão foi escavado à mão e com a terra retirada subimos as paredes com a técnica de pau-a-pique, tramando bambu e retalhos de ripas, amarrados e preenchidos com uma massa de barro, serragem e palha mesclados com água. Para favorecer a iluminação também utilizamos garrafas de vidro, e pedaços de vidros quebrados que substituimos das janelas da casa que foram danificados durante o transporte.

Para a construção contamos com a ajuda de familiare, diversos amigos e também um grupo de voluntários interessados no tema da permacultura, aos quais somos imensamente gratos!

Deixe uma resposta